sábado, 12 de novembro de 2011

Santiago do Chile, Valparaíso e Viña del Mar

Se, de repente te der uma vontade louca de viajar, vá para o Chile, pois para lá não há necessidade de passaporte nem visto e tenho certeza que você vai aproveitar todos os momentos de uma belíssima viagem. Faça a reserva de hotéis por aqui, mas escolha sempre a localização para não ter o dissabor de ficar longe do burburinho e do movimento.



Ao chegar em Santiago, não deixe de fazer o city tour, que já deve estar incluído no pacote que você comprou, para que possa ter uma visão geral da cidade, de sua história e cultura e depois poder voltar por conta própria aos lugares de maior interesse. Depois você pode utilizar o metrô, que é mais rápido e muito seguro, ou tomar um taxi, que também é barato e deixa você exatamente no lugar escolhido, sem precisar ficar andando muito. A cidade chama a atenção por suas avenidas largas e limpas, bem como pelo ambiente de segurança e tranqüilidade que nos permite andar nas ruas, à noite ou de dia, aliados a uma rica gastronomia e a uma agitada vida noturna.




No centro da cidade, conheça a Praça das Armas que tem estilo e charme europeus, com muitas construções antigas. Próximo dali se encontra o Museu Histórico Nacional, onde você pode conhecer um pouco mais sobre a colonização de Santiago e a história da libertação do jugo espanhol. Se você gosta de arte, vá ao Museu de Belas Artes, onde se encontram mostras permanentes. Não deixe de ir ao Cerro San Cristoban, que tem em seu topo uma imagem de 14 metros da Imaculada Conceição, podendo subir de bonde ou de teleférico ou se for atleta, ir caminhando, mas o percurso exige um excelente condicionamento físico. Já o acesso ao Cerro Santa Lúcia, que abriga uma fonte muito bonita, se dá por meio de uma grande escadaria e de lá se tem também uma bela vista da cidade. Na volta, se for horário de almoço, experimente o “Como água para Chocolate”, que tem um ambiente requintado, pratos bonitos e gostosos e a um bom preço.
Imperdível mesmo é o Mercado Central, local onde você pode passear, comprar  peças de artesanato e almoçar bem. Ali você encontra todos os tipos de peixe e frutos do mar, além da deliciosa “centolla”, ou “king crab”, ou seja, um “caranguejo gigantesco”. Fui direto ao “Don Augusto” e não resisti. Pedi um e amei. Não deixe de conhecer também o Restaurante Giratório, (Avenida 11 de Setembro, 2250), ambiente super-agradável, música ao vivo e comida deliciosa.

Tire um dia para conhecer Valparaíso, uma cidade portuária com suas casas coloridas, suas ruas estreitas e cheias de beleza, rodeada por mais de quarenta cerros (morros), considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco e local onde viveu o poeta Pablo Neruda. Dê uma esticadinha até Viña Del Mar, conhecida como “Cidade Jardim” e que possui diversos atrativos, tanto para os chilenos quanto para os turistas, a começar pelas áreas de praia, motivo de grande movimentação no verão.
Para fechar com chave de ouro o seu passeio, vá até o Vale Nevado, que fica a 44 km de Santiago. Esse centro de esqui constitui o principal resort de montanha da Cordilheira dos Andes e fica aberto o ano inteiro. O Hotel Valle Nevado tem um estilo refinado com amplos apartamentos com vista espetacular da cordilheira, uma agradável piscina termperada e um moderno Fitness Center. Se você gosta de esportes na neve, o melhor é se hospedar por aqui, mas se não quer nada com o esporte, vale muito a pena dar uma chegadinha até lá, pelo menos para conhecer.


E não se esqueça de pedir vinho em todas as refeições: além de ser muito gostoso faz um bem daqueles para a saúde. Vai aqui uma dica de 2 deliciosos vinhos tintos chilenos: Memorias (Viña El Principal) e Almaviva (Vinha Concha & Toro). Prove, e depois me conte!!! Tim-tim!!!