segunda-feira, 4 de março de 2013

UM DIA EM PARIS

                                                   
 A capital francesa é uma cidade para se conhecer a pé. E nada melhor para entrar no clima parisiense, do que acordar logo cedo, entrar em uma “boulangerie”, pedir uma baguete com manteiga + um capuccino e ficar olhando o entra e sai de pessoas com um pãozinho debaixo do braço. Não é mentira, minha gente: sem papel nenhum para enrolar aquela baguete imensa... Mais gostoso que isso, só o café da manhã do Fauchon (Place de La Madeleine, 24-26), com seus pães e doces que a tornaram famosa no mundo inteiro. Pena que é tão caro...


                                                      Vá em seguida até o Arco do Triunfo, início da Avenue des Champs- Elysées e faça uma caminhada demorada por ali, apreciando a belíssima loja da Louis Vuitton , a Cartier, Mont Blanc, o famosíssimo hotel de luxo Fouquet’s com seu restaurante imperdível, a doçura da Ladurée, célebre por seus macarons, lindos, gostosos e coloridos.



 Vá descendo sem pressa, pois por ali tem a Nike, Tommy, Adidas, Swatch, a cafeteria Nespresso e o mercado Monoprix, com preços razoáveis e onde você pode comprar vinhos e queijos no subsolo e fazer uma festinha no hotel à noite, se o cansaço não te deixar sair novamente.


                                                      Continue a descer essa avenida maravilhosa e que vai ficar gravada em sua mente por muito tempo. Você vai chegar na Avenue Montaigne, com suas lojas de grife (Chanel, Gucci, Salvatore Ferragamo, Versace, etc) e vai poder apreciar o famoso Plaza Athenée, um hotel 5 estrelas simplesmente deslumbrante. Se você já estiver faminto, pare para almoçar no L’Avenue, um restaurante frequentado por franceses, simplesmente maravilhoso!!!




Passeie por toda a rua, e não se acanhe em entrar nas lojas para ver a beleza das roupas, bolsas e sapatos. Naquele lugar a maioria faz isso e nem todos compram. No finalzinho da Montaigne você também vai encontrar o Restaurante Chez Francis, de onde você tem um vista deslumbrante da Torre Eiffel. Mas, se não quiser almoçar, atravesse a rua, vá até a ponte que você terá uma vista maravilhosa da torre. (a mesma vista que está na foto abaixo).


                                                      Saindo desse “paraíso de compras”, umas duas ruas abaixo, você vai virar à direita e passar pelo Grand Palais (abriga importantes exposições e um museu de ciências)  e pelo Petit Palais (onde ficam as coleções de arte do município de Paris). Mesmo que você não entre em nenhum dos dois, passar perto já vale a pena. Seguindo em frente, você vai visualizar a ponte mais bonita da cidade: Pont Alexander III, com decoração Art Nouveau de querubins, lampiões, ninfas e cavalos alados. Desse ponto você poderá apreciar o Bateau Mouche navegando pelo Rio Sena abarrotado de turistas, como também terá uma bela visão do cartão postal da cidade: La Tour Eiffel.

                                                      Volte para a Avenue des Champs-Elysées e continue descendo em direção à Place de la Concorde, uma das mais suntuosas e históricas da Europa, local onde o rei Luis XVI, Maria Antonieta e mais 1300 pessoas foram decapitadas. O obelisco de Luxor, ali presente,  foi um presente do vice-rei do Egito ao rei Luis Filipe. Depois de tirar várias fotos, visualize um portão dourado e entre por ele. Você está entrando no Jardin des Tuileries, com limoeiros e castanheiras, além de modernas e impressionantes esculturas. Vá em frente, aprecie o imenso lago com seus patos selvagens no verão, pare para tomar um café em uma das muitas cafeterias ali instaladas e passe por baixo do Arco do Triunfo do Carrossel, construído por Napoleão para celebrar vários triunfos militares.



                                                      Em seguida, respire fundo. Você está no Louvre. Daqui você já pode visualizar a Pirâmide de Vidro, que foi feita de metal e vidro para que o visitante pudesse ver os edifícios ao redor do palácio, além de iluminar a área de recepção no subsolo. Se você for do tipo cultural, mas estiver cansado da caminhada, não entre no museu, deixe para outro dia, pois a visita requer bastante tempo. Mas se quiser fazer uma visita rápida, opte pela Mona Lisa, pela Venus de Milo e pelo acervo egípcio que é maravilhoso. No subsolo, tire uma foto no vértice da pirâmide, dê uma espiadinha nas diversas lojas que ali se encontram, suba a escada rolante e... uau!!!



 Você está na Rue de Rivoli, tipo camelódromo. Vá olhando, vá comprando as lembrancinhas para os amigos brasileiros, mas não se esqueça de que mais adiante, à direita, está a rua mais chique e mais cara da cidade (Faubourg Saint Honoré) e a Place Vendôme, onde ficam as melhores joalherias da cidade e o mais sofisticado hotel de Paris, o Ritz, local de onde Lady Diane e seu amado sairam para os braços da morte. Mas tomem bastante cuidado, porque por ali existem caloteiros tentando aplicar no turista o golpe dos casacos de couro.


                                                      Depois de curtir bem a praça e tirar as fotos desejadas, a melhor opção é tomar um taxi para seu hotel porque os pés já devem estar queimando, os joelhos já não devem estar tão firmes e os braços já devem estar cansados com o peso das sacolas. Mas, se você ainda estiver em forma, tome um banho, relaxe um pouquinho e faça um passeio no Bateau Mouche para ver Paris Iluminada. A seguir,  vá jantar no Chez Francis, aos pés da Tour Eiffel, peça um Magret de Canard, um vinho Bordeaux e depois... sonhe com os anjos!                    

                                                                                                                                                Toya Braz
                                                                                                                                            Março 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário