sábado, 25 de junho de 2011

Austrália

Os brasileiros que escolhem a Austrália para um passeio, geralmente cumprem um roteiro básico: passam alguns dias em Sidney, a mais importante cidade do país, outros dias em Melbourne, capital cultural dos australianos, e o restante dos dias em Cairns, a pequena, porém charmosa cidade, no litoral norte da costa leste.


Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo fica na Austrália: é a Grande Barreira de Corais, o maior santuário de vida marinha do mundo. Estende-se por dois mil quilômetros ao longo da costa nordeste do país e é um dos lugares mais apropriados do mundo para mergulhar. O acesso aos pontos de mergulho é fácil, relativamente barato e se faz principalmente a partir de Cairns, uma das cidades mais próximas dos recifes. A Grande Barreira é tão deslumbrante que vale a pena fazer um curso de mergulho antes de embarcar para lá. A cidade tem excelentes hotéis e ótima infra-estrutura turística e está sempre lotada de gente de todas as partes do mundo em qualquer época do ano. Cairns fica a 3000 quilômetros de Sidney, ou a quatro horas de avião.


A cidade de Melbourne, segunda da Austrália, é um pouco menor que Sidney em população, mas maior em extensão. Cresce cada dia mais devido ao seu enorme mercado de trabalho. Ela é muito conhecida pela diversidade do clima num mesmo dia: não é incomum acordar no verão com uma temperatura de 16 graus e algumas horas depois essa temperatura pular para 44 graus, como também um dia lindo de sol e vento suave se transformar repentinamente em um vendaval com chuva e frio. Como os habitantes já estão acostumados a essas mudanças climáticas, levam sempre consigo um agasalho e um guarda-chuva para qualquer eventualidade. Culturalmente, a cidade é a mais diversificada de toda Austrália, com imigrantes de todas as nacionalidades, numa mistura de idiomas, credos e estilos de vida. Essa diversificação cultural promove uma cidade vibrante e com características que a tornam inigualável em todo o mundo.


É difícil chegar à cidade de Sidney sem arregalar os olhos e sem mostrar um quê de deslumbramento. Não é à toa que um dos apelidos da cidade é Slice of Eden, ou seja, Fatia do Céu. Os moradores da cidade adoram praticar esportes ao ar livre, têm verdadeira fixação pelo mar, têm a pele bronzeada e porte atlético e demonstram uma felicidade incrível. Não é para menos: têm educação e saúde gratuitas, boa qualidade de vida, ar puro e pouca preocupação social como desemprego, criminalidade e violência. A antiga zona portuária deu lugar ao badalado Darling Harbour, um conglomerado de atrações de entretenimento, interligado ao centro da cidade pelo monorail. Ali se encontram o Sidney Aquarium, com 5000 espécies de peixes australianos; um cinema de alta definição com uma tela do tamanho de um prédio de oito andares e o Sega World, um complexo de fliperamas de última geração, além de uma infinidade de lanchonetes e restaurantes que ficam lotados todos os dias da semana. Não podemos esquecer da Opera House, cuja arquitetura arrojada, em forma de velas de barco, está em todos os cartões postais do país e cuja construção é uma mistura de concreto, madeira e vidro, com cinco salas de espetáculo, bares, restaurantes, lojas e cafés. Em frente à Opera House fica outro monumento muito encontrado nos postais: a Sidney Harbour Bridge, a ponte que liga norte e sul da cidade. A cidade não é apenas a capital do lazer, mas também o paraíso das compras na Austrália. Você pode fazer boas compras nas feiras ao ar livre ou então visitar o Queen Victoria Building, num imponente prédio vitoriano que já foi um mercado público. É importante também dar uma esticadinha até o Parque Olímpico, mesmo que não haja competições por lá. Fica a apenas 14 quilômetros do centro, em Homebush Bay, que é considerado um bairro totalmente ecológico. Sidney possui a segunda maior comunidade gay do mundo, só perdendo para São Francisco. E entre fim de fevereiro e começo de março promove um famoso carnaval nas ruas da cidade.

E então? Bastante interessante, concorda? Não perca tempo. Vá se programando e não deixe de fazer essa viagem. Garanto que não vai se arrepender!!! Apronte rápido suas malas e... boa viagem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário