sábado, 25 de junho de 2011

Petra

A Jordânia, país pobre de população beduína, tem, encravada no seu deserto, a magnífica cidade de Petra, antiga capital do povo nebateu, que viveu na região há 2000 anos.


A visão de Petra é uma dessas coisas inesquecíveis que a gente vai guardar na memória para contar aos netos quando tiver envelhecido. Entre penhascos e desfiladeiros espalham-se construções impressionantes de uma cidade que, no seu apogeu, chegou a ter trinta mil habitantes. E o mais fantástico é que as principais obras foram esculpidas na própria rocha do deserto.


Só por isso Petra já seria inesquecível, mas para se chegar até lá, é preciso caminhar por um desfiladeiro de 1,5 km de extensão e 100 metros de altura (você sobe 1035 metros acima do nível do mar). Caminhando e tirando fotos de todos os lugares, volta e meia você encontra com um beduíno solitário, sentadinho, circunspecto, pensando em não sei o quê, ou então com crianças vendendo pedras! Se não estiver disposto a encarar a jornada a pé, você pode fazer o percurso por etapas: alugar um cavalo, um camelo ou então uma charrete para duas pessoas. Como somos atletas, Aurora, Beth e eu preferimos ir a pé, mas nossa volta foi, com certeza, numa charrete bem veloz.


Quando menos se espera, surge à sua frente o monumento mais importante do lugar, a Câmara do Tesouro, que é uma fachada em estilo helenístico com 43 metros de altura encravada na rocha. Foi utilizado como cenário no filme Indiana Jones e a Grande Cruzada e em 2009 a Rede Globo gravou lá cenas da novela ?Viver a Vida?. Os turistas se aglomeram nessa área para apreciar a beleza da arquitetura jordaniana e aproveitam para tirar fotos em camelos e fazer algumas comprinhas, pois as lojas nessa área são numerosas.


Mas o tour não acaba aqui. Os turistas mais resistentes prosseguem para conhecer o Monastério em uma escalada de 800 degraus, por uma trilha de pedra e terra. E quem ainda não ficou satisfeito, pode ir até o local do Sacrifício, onde os nabateus sacrificavam animais em oferenda a seus deuses. Dizem que a visão lá de cima compensa o esforço, mas preferimos não arriscar (Beth e eu) e deixamos a façanha por conta de nossa amiga Aurora, que adorou, mas chegou esgotadinha, coitada!


Em 1985 Petra foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e em julho de 2007, foi eleita em Lisboa, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. É um passeio bastante interessante, mas também muito cansativo e quem quiser encarar deve usar sapatos confortáveis e ficar preparado para a maratona, pois começa pela manhã e só termina no finalzinho da tarde. Quem se habilitar, bom proveito!!!


2 comentários:

  1. é muito bom compartilhar das suas viagem, amo seus comentarios, adoraia viajar mas... ando sem tempo rsrsrsr é maravilhoso conheçer cultura e povos diferentes e vc sabe muito bem expressar. Tõ aqui a espera de mais novidades. Bjs e boa VIAGENS!!!

    ResponderExcluir
  2. OLA TOYA.
    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, ASSIM POSSO VIAJAR ATRAVÉS DE SEUS OLHOS, POR LUGARES QUE EU NÃO TERIA CORAGEM DE IR.
    COMO VOCÊ DESCREVE SUAS VIAGENS, É ALGO MUITO SIMPLES E DIRETO.
    MAS AO MESMO TEMPO INSTRUTIVO. AS DICAS SÃO MUITO BOAS.
    FIQUE FIRME E CONTINUE A VIAJAR E TRAZER HISTÓRIAS E FOTOS MARAVILHOSAS.
    BOM DESEJO A VOCÊ FELICIDADES NAS VIAJENS.
    SUCESSO.
    PARABÉNS. JÁ ESTOU TE SEGUINDO, POIS QUERO SABER DAS NOVIDADES. PAZ

    ResponderExcluir