sábado, 25 de junho de 2011

China

Umas das civilizações mais antigas do mundo, a China ostenta uma história muito rica e uma cultura infinitamente complexa. É uma viagem cansativa, mas vale a pena conhecer as principais cidades deste país tão rico e interessante. Entre as belezas existentes, destacamos três das grandes maravilhas:


A Grande Muralha começou a ser construída pelo imperador Qing para defender seu reino contra a pilhagem de tribos nômades, e sua construção prosseguiu ao longo de sucessivas dinastias. O trecho que ainda permanece nos dias de hoje, foi construído durante a dinastia Ming e se estende por cerca de 6.350 km. Ao longo dos séculos, a Muralha foi guarnecida por exércitos, e diferente do que se acredita, seu propósito não era deter a invasão dos Manchus e das tribos nômades do norte, mas impedí-los de roubar propriedades e fugir da China.


A Cidade Proibida começou a ser construída em 1406, durante a Dinastia Ming e levou 14 anos para ser concluída. Ela fica exatamente no centro da antiga Pequim (Beijing) e era a capital política da China até o fim da era dinástica. Foi o lar de 24 imperadores Ming e King. De formato retangular, a Cidade Proibida é o maior complexo palaciano do mundo, com cerca de 720 mil metros quadrados. É cercada por um fosso de seis metros de profundidade e muros de dez metros de altura, tão maciços que podem suportar tiros de canhão. O amarelo (cor real) dominava os telhados e em cada canto do teto estão pequenas estatuetas, que descrevem a posição social de seu proprietário. A residência do Imperador tem 9 estatuetas, já que o dez simbolizava o paraíso e era usado apenas no edifício mais sagrado de toda cidade.


O Templo do Céu foi construído em 1420 durante a Dinastia Ming como local onde a família imperial apresentava tributos ao céu. Os imperadores chineses, que se faziam chamar 'filhos do céu', construíram este templo de 273 hectares, uma área muito maior que a de sua residência, para mostrar respeito pela sua linhagem. O altar do céu é a construção principal dentro do templo com três terraços de mármore branco, onde os imperadores depositavam oferendas no solstício de inverno de cada ano. O objetivo da cerimônia era agradar ao céu e desejar sucesso no futuro.

É ótimo estar em Beijing e perceber, durante a estadia, o otimismo dominante. Os Ming e Qing desapareceram há muito tempo, mas os chineses acreditam que, como o século XX pertenceu a Nova York e Tóquio, com certeza o século XXI vai pertencer a eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário